SEMINÁRIO

Estado-Maior da Aeronáutica promove Seminário de Defesa Antiaérea Integrada

Evento foi realizado no dia 23/07, em Brasília (DF), e reuniu militares de diferentes Organizações Militares da FAB
Publicada em: 23/07/2025 16:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Myrea Calazans
Edição: Agência Força Aérea

Em um cenário geopolítico mundial em constante evolução tecnológica e operacional, a defesa antiaérea multicamadas emerge como um pilar fundamental para manter a soberania e segurança da nação. Foi nesse contexto que o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) realizou, nesta quarta-feira (23/07), em Brasília (DF), o Seminário de Defesa Antiaérea Integrada em Camadas, que reuniu militares de Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB).

O objetivo foi promover debates aprofundados e análises contínuas quanto à capacidade da FAB de proteger o espaço aéreo contra ameaças diversas, que vão desde sistemas aéreos não tripulados e plataformas espaciais até as implicações da inteligência artificial e da automação.

O Chefe da Sexta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Fábio Luís Morau, abriu o evento agradecendo aos presentes e ressaltando a relevância do encontro. “Para a Força Aérea é um evento muito importante, já que um dos nossos pilares é o Defender. A Defesa Antiaérea é um conjunto de táticas e equipamentos que contribuem diretamente com a defesa aeroespacial do nosso país. Existem vários avanços que ocorrem, a toque de caixa, e temos visto os novos conflitos em andamento e por isso muitas soluções inovadoras têm sido implementadas, e discutir sobre isso é um dos principais objetivos aqui do nosso Seminário”, declarou.

Na ocasião, o Oficial-General também explicou sobre a atuação da defesa antiaérea sob a estrutura de camadas. “Esse é um conceito técnico, já que temos alcances em que as ameaças podem nos atingir. Então, temos o curtíssimo, curto, médio e longo alcance, distâncias que formam camadas, que precisam ser protegidas por equipamentos específicos. Esses, por sua vez, atingem altitudes também. Então, precisamos usar esse termo de camadas em função das distâncias do alcance e da altitude que a ameaça pode atingir um alvo, por exemplo, que queremos proteger”, comentou. 

O evento foi estruturado em cinco eixos temáticos principais, sendo eles os Fundamentos e Planejamento Aeroespacial; o Preparo da Força para a Defesa Antiaérea (DAAe); o Emprego de Sistemas de DAAe na FAB; as Medidas de Coordenação e Controle do Espaço Aéreo (MCCEA); e os Desafios Logísticos em DAAe;

Entre os temas abordados referente aos eixos temáticos, o Coronel Aviador Emerson de Oliveira expôs sobre as possibilidades de atuação, descritores e cenários aeroespaciais; o Major de Infantaria Thiago Teixeira Koifman elucidou sobre o planejamento conjunto das Forças Armadas para a defesa em camadas; o Tenente-Coronel de Infantaria Douglas Gorchinsky Marques destacou os aspectos da concepção operacional conjunta de emprego e integração da DAAe com os demais sistemas de defesa; e o Capitão Engenheiro Guilherme Ferreira Lima Fernandez comentou sobre os projetos e estudos em desenvolvimento na área de Defesa Antiaérea no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Também participaram do ciclo de palestras o Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Fábio Nunes de Oliveira pontuou sobre a importância da coordenação e do controle do espaço aéreo para a segurança e o sucesso das operações militares; e o Tenente Especialista em Armamento Bruno Fábio Milho dos Santos explanou sobre as questões logísticas inerentes aos sistemas de DAAe.

O encerramento do Seminário foi marcado por um debate interativo com os representantes das áreas temáticas e os participantes. Na oportunidade, também foi exposto um painel final, contendo a análise de desafios, perspectivas atuais, melhores práticas e oportunidades de aprimoramento na defesa antiaérea, além de projetar os próximos passos estratégicos para o setor.

Outras autoridades de destaque estiveram presentes no evento, como o Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres (SPOT) do COMPREP, Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, entre outros Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da FAB. “É importante que todos tenham a consciência de tudo que aconteceu quanto aos desenvolvimentos, projetos, atividades e perspectivas, além de projetos futuros que estão para acontecer. Então, foi fundamental a participação de todos os setores do Comando da Aeronáutica nesse evento”, finalizou o Brigadeiro do Ar Okada.

Vídeo: Sargentos Müller Marin e Baccarin / CECOMSAER

Fotos: Sargentos Batista / EMAER e Müller Marin / CECOMSAER